ALGARVE

 

 

Algarve

Área Abrangente

Abrange a área dos municípios incluídos no distrito de Faro.

Características Gerais

Esta região tem como principais subsistências: o turismo, a agricultura e a pesca. Na agricultura, os principais cultivos são o milho e o trigo. Na pecuária predomina o gado asinino.

Existem também indústrias de conservas de peixe, explorações de mármore, corticeiras, moagem, couro, barro, cobre e madeira.

Sendo uma região pobre em rios, predomina o clima seco e quente com influências mediterrâneas.

O seu relevo é caracterizado por serras, onde os solos são pobres e por aplanamentos onde os solos são muito férteis pois situam-se junto ao litoral. Tem uma grande extensão de praias caracterizadas por uma enorme quantidade de falésias. Tem como rochas predominantes o xisto na Serra do Caldeirão e rochas de origem vulcânica na Serra de Monchique.

A sua flora é tipicamente caracterizada pelas amendoeiras, as figueiras da Índia, a flor de cardo, as flores de rosmaninho, as azinheiras, os sobreiros, as oliveiras e as alfarrobeiras.

Pode-se subdividir o Algarve nas seguintes partes:

- A Serra, ocupando cerca de 50% da superfície regional, tem solos pobres e de reduzida utilidade agrícola provocando uma progressiva desertificação ecológica e humana;

- O Barrocal, que constitui cerca de 25% da área regional, tem solos com boa aptidão hidrológica e elevada capacidade agrícola, apesar da existência de inúmeros afloramentos rochosos;

- O Litoral que corresponde a uma estreita faixa junto à costa e é onde se concentram os melhores solos agrícolas, a maior parte da actividade económica regional e os principais centros urbanos.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.

PageRank Checking Icon twitterMyspace